Mais de 2 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva na zona rural de Varginha
- gazetadevarginhasi
- há 3 horas
- 2 min de leitura

Mais de 2 mil animais já foram vacinados contra a raiva na zona rural de Varginha.
A Prefeitura de Varginha concluiu o segundo domingo de vacinação antirrábica na zona rural. Até o momento, foram imunizados 2.023 animais, sendo 1.767 cães e 256 gatos.
No terceiro e último dia de cobertura na zona rural, as equipes do setor de Zoonoses percorrerão as regiões do Juriti (saída para a Flora), Fazenda Serra e Fazenda da Anta, Zé Edgar, Vale do Sol e Sítio Felicidade, além de áreas como a região atrás do Bretas, Fazenda Jacutinga, Usina de Reciclagem, Aeroporto, APAC, Ponte dos Buenos, trechos às margens da rodovia sentido Três Pontas, Pedreira e Ribeirão Santana.
Na área urbana, a vacinação contra a raiva para cães e gatos está programada para setembro, nos dias 14, 21 e 28.
Raiva animal: doença grave e prevenção necessária
A raiva é uma doença viral que afeta o sistema nervoso, geralmente fatal, e pode ser transmitida aos humanos pela saliva de animais infectados, por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras. Os sintomas em animais incluem mudanças de comportamento, agressividade, salivação excessiva, dificuldade para engolir, paralisia, convulsões e espasmos.
A prevenção é feita pela vacinação anual de cães e gatos e pela procura imediata de atendimento médico após qualquer contato suspeito.
Orientações em caso de agressão por animal
Lavar o ferimento: higienizar a lesão com água corrente e sabão por pelo menos 15 minutos.
Procurar atendimento médico: ir o quanto antes a uma unidade de saúde para avaliação e possível início do tratamento.
Observar o animal: se for cão ou gato, acompanhá-lo por 10 dias para verificar sinais de doença, comunicando o serviço de saúde em caso de alteração, desaparecimento ou morte do animal.