Megaoperação mira facções no Aglomerado da Serra e em 23 presídios de Minas Gerais
gazetadevarginhasi
há 16 minutos
1 min de leitura
fonte: o tempo
Uma megaoperação integrada das forças de segurança de Minas Gerais foi deflagrada na manhã desta terça-feira (23/12) no Aglomerado da Serra, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, e em 23 unidades prisionais do estado. A ação tem como foco desarticular grupos locais ligados ao crime organizado.
A operação é coordenada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), com atuação conjunta das polícias Civil, Militar e Penal. Ao todo, foram mobilizados 1.980 policiais penais, além do uso de 19 drones para monitoramento das unidades prisionais.
Batizada de Operação Dominus, a ofensiva prevê o cumprimento de mandados de prisão, busca e apreensão, além da ocupação de áreas estratégicas no aglomerado. Nos presídios, estão sendo realizadas revistas em celas, apreensão de materiais ilícitos e transferências estratégicas de detentos, com o objetivo de romper a comunicação e a hierarquia de grupos criminosos.
Segundo a Sejusp, a operação é um desdobramento da Operação Sinapse, que recentemente transferiu 10 presos considerados de alta periculosidade e com ligação a facções. Agora, o foco são grupos locais identificados pela inteligência da Polícia Penal como potenciais núcleos de expansão das grandes organizações criminosas.
A ação busca desarticular lideranças emergentes, impedir a consolidação de atividades ilícitas dentro das unidades prisionais e enfraquecer a atuação do crime organizado fora dos muros.
As operações ocorrem simultaneamente em presídios que somam uma população carcerária superior a 17 mil internos, com apoio externo da Polícia Militar e da Polícia Civil.
De acordo com a Sejusp, o balanço oficial da Operação Dominus será divulgado na tarde desta terça-feira (23), durante coletiva de imprensa.