top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Megaoperação no Rio: Defensoria Pública da União avalia pedir federalização das investigações

  • gazetadevarginhasi
  • 30 de out.
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
A Defensoria Pública da União (DPU) acompanhou, nesta quinta-feira (30), os trabalhos periciais realizados nos Complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, após a megaoperação contra o Comando Vermelho que se tornou a mais letal da história do estado. A ação, ocorrida na terça-feira (28), deixou 121 mortos, incluindo moradores e agentes de segurança.
Segundo apuração da reportagem da Rádio Itatiaia em Brasília, a DPU avalia a possibilidade de solicitar a federalização das apurações, o que transferiria o caso para a esfera federal, retirando a condução exclusiva das autoridades do Rio de Janeiro. A medida é considerada diante das denúncias feitas por moradores e familiares de vítimas, que alegam abusos e violações durante a operação.
A comitiva enviada ao Rio de Janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi coordenada pela Ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, que visitou o Instituto Médico Legal (IML), as comunidades afetadas e a Assembleia Legislativa. Durante a agenda, familiares de jovens mortos relataram que houve execuções e impediram que vítimas se rendessem.
Com o cenário de denúncias e tensão nas comunidades, a Defensoria Pública da União estuda, ainda, assumir o atendimento às famílias das vítimas para garantir acompanhamento jurídico e atendimento humanitário.
A megaoperação reacendeu o debate nacional sobre segurança pública, direitos humanos e atuação das forças policiais em áreas de vulnerabilidade.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page