top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Minas amplia rede de UAIs e alcança 86% de digitalização dos serviços públicos em 2025

  • 10 de dez. de 2025
  • 2 min de leitura
Minas amplia rede de UAIs e alcança 86% de digitalização dos serviços públicos em 2025
Divulgação
O serviço público mineiro está ainda mais próximo da população em 2025. O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), ampliou a estrutura de atendimento ao cidadão, chegando a 60 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) em funcionamento e oferecendo cerca de 800 serviços totalmente digitais em portais e aplicativos oficiais.

O Índice de Transformação Digital dos serviços estaduais apresentou forte avanço: passou de 48%, em 2018, para 86% em 2025, indicando que a maior parte das etapas dos serviços públicos já pode ser realizada on-line.

A expansão da conectividade também ganhou força com o programa Alô, Minas!, que prevê a instalação de 39 antenas até 2026. A iniciativa já atingiu mais de 150 localidades rurais, levando acesso à telefonia móvel e internet a cerca de 110 mil moradores.

No distrito de Carneiros, em São Gonçalo do Sapucaí, no Sul de Minas, a mudança já faz parte da rotina da moradora Marinda Justino Silva. Com a chegada do programa, o celular passou de instrumento limitado a recados para uma ferramenta indispensável para acessar serviços estaduais.“Hoje conversamos com nossos filhos, estudamos, fazemos pagamentos e resolvemos nossa vida pelo celular. Ter internet funcionando faz toda a diferença”, afirma.

Com a conectividade ampliada, Marinda e outros moradores conseguem utilizar o MG App, onde é possível agendar atendimentos, acompanhar protocolos e tirar dúvidas sem sair da comunidade. Caso seja necessário atendimento presencial, o Sul de Minas conta com 12 UAIs, incluindo a recém-inaugurada UAI Camanducaia, a 60ª da rede.

Somente em 2025, quatro UAIs foram abertas pelo programa UAI Compartilha, realizado em parceria entre o Estado e os municípios. Outras três unidades foram implantadas por meio de Parcerias Público-Privadas (PPP), totalizando sete novas unidades no ano, além de três postos provisórios em implantação.

“Em 2025, demos um salto na forma de atender o cidadão mineiro”, destaca a secretária de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten. “Nosso objetivo é garantir que cada mineiro consiga resolver sua vida com mais simplicidade, rapidez e segurança, independentemente de onde esteja.”

Nas UAIs, os mineiros encontram serviços como emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN), seguro-desemprego, intermediação de mão de obra, serviços de trânsito e atendimentos de diversos órgãos. A capacidade também aumentou: só para emissão da CIN, as vagas diárias passaram de 10 mil para 15 mil em 2025.

Serviços digitais em alta
Com cerca de 800 serviços digitais, o Portal MG permite solicitar segunda via de certidão de nascimento, acessar a conta Gov.br, acompanhar o Boletim Escolar Digital, emitir o CRLV Digital, consultar a situação do veículo, gerar certidões e regularizar débitos pela internet.

Empresas também podem realizar consultas de viabilidade, enviar atos por registro digital e emitir documentos sem entregar papéis fisicamente.

O MG App, instalado em 7,4 milhões de celulares, reúne mais de 200 serviços. Somente em 2025, foram 1,9 milhão de agendamentos para emissão da Carteira de Identidade Nacional.
Fonte: AgMinas

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page