Minas e Goiás firmam acordo para recuperação de ponte e integração logística
13 de nov. de 2025
2 min de leitura
Reprodução
Minas Gerais e Goiás deram um passo importante rumo à integração logística e ao fortalecimento da infraestrutura viária regional. Durante o 27º Encontro Nacional de Conservação Rodoviária (Enacor) e a 50ª Reunião Anual de Pavimentação (RAPV), realizados em Belo Horizonte no fim de outubro, o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) assinaram um Termo de Cooperação Técnica com foco na execução de ações conjuntas voltadas à melhoria das rodovias e da conexão entre os dois estados.
O principal destaque da parceria é a recuperação da ponte Quinca Mariano, localizada sobre o Rio Paranaíba, que conecta a MG-413 à GO-139. A estrutura, com 1.153 metros de extensão, será completamente reabilitada, em um investimento estimado de R$ 27,3 milhões. O processo de contratação dos serviços está em fase de elaboração, e a ponte é considerada um eixo logístico vital para o escoamento da produção agrícola e industrial da região de divisa entre Minas e Goiás.
Segundo o acordo, as ações futuras serão detalhadas em planos de trabalho específicos que comporão o documento de cooperação, cujo foco é racionalizar os custos operacionais, ampliar a segurança viária e impulsionar o desenvolvimento econômico regional. A iniciativa também deve estimular a atração de investimentos e fortalecer cadeias produtivas locais.
Além da reabilitação da ponte Quinca Mariano, o DER-MG já iniciou estudos técnicos para a construção de uma nova travessia sobre o Rio Paranaíba, na MG-414. A futura obra pretende ligar o trecho entre Araguari e o distrito de Amanhece até o município goiano de Anhanguera, ampliando a conectividade interestadual.
A área de fronteira entre Minas e Goiás soma mais de 1,6 mil quilômetros de extensão, o que, segundo o diretor-geral do DER-MG, Matheus Novais, reforça a necessidade de ações coordenadas entre os governos estaduais. “Essa parceria é fundamental para fortalecer nossa integração regional. Vamos começar com a ponte Quinca Mariano, mas há muitos outros projetos no radar. O cidadão mineiro e goiano será o principal beneficiado com essa iniciativa”, disse.
Comentários