Minas Gerais entrega mais de 60 micro-ônibus do Transporta SUS para reforçar atendimento de saúde no interior
gazetadevarginhasi
há 10 horas
2 min de leitura
Reprodução
O transporte sanitário está se tornando uma engrenagem essencial na forma como a saúde é oferecida à população mineira, especialmente para quem depende de atendimentos de média e alta complexidade em regiões distantes dos grandes centros. Para garantir que mais pessoas tenham acesso facilitado a serviços especializados, o Governo de Minas tem investido pesado em logística de transporte por meio do programa Transporta SUS.
Na última quinta-feira (7/11), 46 micro-ônibus foram entregues em Alfenas, beneficiando diretamente 46 municípios atendidos pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da região dos Lagos do Sul de Minas (Cislagos). A cerimônia contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, e do secretário de Governo, Marcelo Aro. O investimento nessa etapa ultrapassa R$ 25 milhões. Com esses veículos, pacientes do SUS terão transporte mais seguro, humanizado e eficiente até os locais de atendimento, ganhando em qualidade de vida e diminuindo os obstáculos para acessar exames, consultas e cirurgias. O foco é claro: levar saúde pública de qualidade até onde as pessoas estão.
Fábio Baccheretti destacou que o Transporta SUS é um exemplo da gestão municipalista que o Estado tem adotado. “A marca da nossa atuação é esse olhar para os municípios, porque é na porta do prefeito que as pessoas batem para resolver seus problemas”, afirmou.
Já Marcelo Aro reforçou o papel dos governos locais na efetividade das políticas públicas. “Quando entregamos micro-ônibus às prefeituras, mostramos que acreditamos que a solução está na ponta, onde o povo vive”, afirmou o secretário de Governo.
Desde que o Transporta SUS foi implantado, em 2022, R$ 409 milhões já foram repassados pelo Estado para a compra de 684 veículos, sendo que 469 já foram entregues.
Comentários