Minas é primeiro Estado a oferecer recuperação da conta gov.br por biometria em terminais de autoatendimento
gazetadevarginhasi
23 de set.
2 min de leitura
Reprodução
O Governo de Minas é o primeiro Estado a oferecer o serviço de recuperação da conta gov.br por meio da biometria digital diretamente nos terminais de autoatendimento.
Os equipamentos já estão disponíveis em 48 Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) e em dois postos provisórios de municípios que estão com UAI em implantação, garantindo mais praticidade e segurança para os cidadãos que precisam recuperar o acesso à conta.
A novidade é fruto de uma parceria entre a Seplag-MG e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os terminais são semelhantes a totens interativos e estão distribuídos em todas as regiões de Minas.
Os terminais de autoatendimento oferecem uma alternativa prática e intuitiva aos cidadãos. Com mais de 50 serviços disponíveis, as orientações são exibidas diretamente na tela, garantindo autonomia no uso e, quando necessário, o suporte dos atendentes das UAIs. A inclusão da recuperação da conta gov.br amplia ainda mais o conjunto de funcionalidades acessíveis à população.
“Essa iniciativa amplia a autonomia do usuário, garante mais segurança no acesso à plataforma e reforça nosso compromisso de levar soluções modernas e inclusivas para todas as regiões do estado”, destaca o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.
A conta gov.br é a chave de acesso a mais de 4 mil serviços digitais do Governo Federal, como Meu INSS, Carteira Digital de Trânsito e Carteira de Trabalho Digital. Para apoiar os cidadãos, as UAIs também oferecem o Balcão gov.br, serviço presencial que auxilia na criação, recuperação e utilização da conta, sem ser pelo terminal de autoatendimento.
“A medida beneficiará os mais de 11 milhões de mineiros que já fizeram o cadastro biométrico da Justiça eleitoral e podem ter alguma dificuldade em relação ao acesso à plataforma do governo federal ou que desejem aumentar o nível de sua conta para Ouro. Isso garante a segurança dos dados da população e protege a conta Gov.br dos cidadãos contra fraudes”, ressalta o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.
Comentários