top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ministerio do Turismo reforca protecao de criancas e adolescentes e promove turismo responsavel

  • gazetadevarginhasi
  • 14 de set.
  • 2 min de leitura
Ministerio do Turismo reforca protecao de criancas e adolescentes e promove turismo responsavel
Divulgação
Ministerio do Turismo reforca compromisso com sustentabilidade e protecao de criancas e adolescentes.

O Ministério do Turismo (MTur) marcou presença no Fórum Brasileiro de Turismo Responsável, iniciado nesta quinta-feira (11/09), em Brasília (DF), reafirmando seu compromisso com um setor ético e sustentável, que proteja crianças e adolescentes. Com um estande institucional no evento, organizado pelo Grupo Vivejar, o órgão apresentou políticas públicas voltadas à prevenção da exploração sexual infantojuvenil e promoveu diálogos sobre o desenvolvimento de um turismo responsável.

Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, a participação do MTur no fórum demonstra a visão estratégica da Pasta: “O futuro do turismo brasileiro é, e deve ser, responsável. Participar deste fórum reafirma nosso compromisso com um setor que gera desenvolvimento econômico, protege nossas crianças, valoriza nossas comunidades e preserva nosso patrimônio natural e cultural. Queremos que o turista saiba que está visitando um país que leva a sério a sustentabilidade e os direitos humanos”.

O evento destacou ainda o turismo como ferramenta de transformação social, capaz de gerar renda e autonomia para comunidades, além de combater preconceitos, valorizando a cultura dos povos originários e tradicionais. O desenvolvimento de roteiros em territórios indígenas e quilombolas é uma das frentes do Ministério, garantindo que o turismo seja instrumento de preservação cultural e quebra de estereótipos.

Carolina Fávero, coordenadora-geral de Turismo Sustentável e Responsável do MTur, detalhou a evolução do conceito de “turismo sustentável” para “turismo responsável”. Segundo ela, a responsabilidade compartilhada envolve gestores, empresários e turistas, refletindo respeito à cultura local, consumo consciente de produtos das comunidades e práticas de mínimo impacto ambiental.

Destaques das ações do MTur
  • Código de Conduta Brasil: instrumento de adesão livre que sensibiliza empresas e prestadores de serviços turísticos quanto à prevenção da exploração sexual de crianças e adolescentes.
  • Movimento “Turismo que Protege”: mobilização nacional que articula atores do setor e da sociedade para defesa dos direitos infantojuvenis no contexto do turismo.

Além do estande, o MTur participa de debates e workshops. Nesta sexta-feira (12/09), Carolina Fávero será palestrante no “Workshop de Etnoturismo: Visitação Turística em Terras Indígenas – Fundamentos e Perspectivas de Futuro”, abordando desafios e oportunidades para um turismo que respeite a autonomia, cultura e protagonismo dos povos indígenas.
Fonte: MT

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page