Modernização da BR-381 promete mais segurança e fluidez para 250 mil veículos/dia
- 11 de dez. de 2025
- 2 min de leitura

Motiva vence leilão da Fernão Dias com deságio de 17,05% e ANTT fecha 2025 com recorde histórico de concessões.
A Motiva venceu, nesta quinta-feira (11/12), o leilão da BR-381/MG/SP — conhecida como Autopista Fernão Dias — realizado na B3, em São Paulo. O certame registrou deságio de 17,05% na tarifa de pedágio e consolidou o encerramento de um ciclo considerado histórico pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que finaliza 2025 com dez leilões concluídos e mais de R$ 125 bilhões contratados.
A concessão abrange 569 quilômetros entre Minas Gerais e São Paulo, atendendo 33 municípios e cerca de 250 mil veículos diariamente. O novo contrato, válido por 15 anos, prevê investimentos de R$ 14,9 bilhões, incluindo ampliações, modernizações e melhorias operacionais ao longo de todo o trecho. A Motiva assume integralmente a gestão atualmente exercida pela Autopista Fernão Dias S.A.
Transformações e histórico
Durante o evento, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, classificou 2025 como um “divisor de águas” para a infraestrutura nacional, destacando que a Fernão Dias é um “corredor vital” para a economia, responsável por ligar dois dos maiores polos produtivos do país. Ele ressaltou ainda que a repactuação contratual e o novo modelo regulatório são frutos de planejamento técnico, participação social e apoio institucional do Governo Federal.
“Vamos retomar esse importante corredor nacional”, afirmou Sampaio. Ele também comemorou a perspectiva de continuidade da política de concessões, reforçando o avanço nas negociações orçamentárias e o fortalecimento das agências reguladoras.
Investimentos e melhorias
O projeto prevê:
108 km de faixas adicionais
14 km de vias marginais
29 novas passarelas
62 acessos remodelados
17 intervenções em interseções
Novos túneis, áreas de escape, passagens de fauna e soluções ambientais
Modernização de sistemas operacionais e de segurança
Manutenção das 10 praças de pedágio, com DUF e pagamento automático por tags






Comentários