top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal Perto de Reconhecimento pela Unesco

Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal Perto de Reconhecimento pela Unesco
Divulgação
No próximo dia 4 de dezembro, a candidatura dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal será avaliada durante a 19ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial da Unesco, em Assunção, Paraguai. Caso aprovado, o reconhecimento destacará esse saber mineiro como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, reforçando sua importância histórica e cultural.

Com práticas desenvolvidas ao longo de três séculos por pequenos produtores de Minas Gerais, o Queijo Minas Artesanal reflete a identidade mineira e conecta gerações. O parecer positivo do Comitê da Unesco destaca critérios como o valor cultural, a tradição preservada e o impacto na economia e turismo.

Desde 2022, o Governo de Minas, por meio da Secult-MG e do Iepha-MG, tem promovido o reconhecimento nacional e internacional da candidatura. Destaques incluem a apresentação no Festival do Queijo Artesanal Mineiro e na 17ª Sessão do Comitê da Unesco no Marrocos, além da entrega de um dossiê oficial.

As ações finais começaram em outubro deste ano, com o lançamento da marca promocional e feiras que reuniram produtores de 10 regiões do Queijo Minas Artesanal. O reconhecimento projeta a cultura mineira no cenário global e impulsiona o turismo e a economia estadual.
Fonte: Agência Minas

Comments


bottom of page