MP e Polícia investigam esquema que favoreceu aliados em concurso de Delta
gazetadevarginhasi
6 de mai. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Operação apura fraude em concurso e licitação da Prefeitura de Delta.
Foi deflagrada nesta terça-feira (6) a operação “Amigo do Amigo”, ação conjunta do MPMG, Polícia Civil e Receita Estadual para desarticular um núcleo criminoso suspeito de fraudar licitação e concurso público em Delta, no Triângulo Mineiro, em 2023. Quatro mandados de busca foram cumpridos em BH e Nova Lima.
As apurações são conduzidas pela 15ª Promotoria de Justiça de Uberaba e pela Delegacia de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro. São investigados crimes de associação criminosa, fraudes em concurso e licitação e inserção de dados falsos em sistemas públicos.
Os mandados tiveram como alvos sedes de duas empresas organizadoras do Concurso Público nº 01/2023 de Delta e os imóveis das sócias-administradoras. Elas são acusadas de atuar com agentes públicos para direcionar vagas a aliados do então prefeito e vereadores.
O objetivo é coletar provas das fraudes no Processo Licitatório nº 44/2022 e no concurso que teve 30% das questões anuladas e cerca de 50 candidatos beneficiados. A ação é um desdobramento das operações “Cisvalegran” e “Limpidus”.
Comentários