top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

MPMG ouve atingidos e mapeia locais históricos em Bento Rodrigues para preservar memória do desastre da Samarco

  • gazetadevarginhasi
  • 7 de ago. de 2025
  • 1 min de leitura
MPMG ouve atingidos e mapeia locais históricos em Bento Rodrigues para preservar memória do desastre da Samarco
Divulgação
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizou uma visita técnica ao subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, na última quarta-feira, 30 de julho. A ação, coordenada pelo Núcleo de Acompanhamento de Reparações por Desastres (Nucard), teve como objetivo ouvir a comunidade atingida pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015, e mapear áreas de interesse para preservação da memória histórica do local.

A visita ocorreu no contexto do Novo Acordo do Rio Doce, homologado em novembro de 2024, e contou com a participação de representantes da Comissão de Atingidos de Bento Rodrigues, da Assessoria Técnica Cáritas Mariana e da mineradora Samarco. Durante o percurso, foram destacados locais de relevância cultural e histórica para a comunidade, incluindo trechos da Estrada Real, do Caminho Religioso da Estrada Real e do trajeto “Nos Passos de Dom Viçoso”.

Além desses pontos, também foram indicados espaços que representam o cotidiano dos moradores antes do desastre. No encerramento da agenda, foi promovida uma reunião na sede da Cáritas, onde técnicos do MPMG apresentaram um mapa da antiga Bento Rodrigues. Os representantes da comissão marcaram, diretamente no material, os locais considerados fundamentais para a memória coletiva da região.

Segundo o promotor de Justiça Leonardo Castro Maia, coordenador do Nucard, as informações obtidas durante a visita serão fundamentais para as próximas etapas do processo de reparação. “Com base nos subsídios obtidos na visita técnica, o Nucard seguirá discutindo o uso futuro de Bento Rodrigues, em respeito à memória da comunidade e escuta dos atingidos”, afirmou.
Fonte: MPMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page