Médico de Passos vence o Prêmio Jabuti 2025 com romance sobre a epidemia do HIV no Brasil
gazetadevarginhasi
29 de out.
1 min de leitura
fonte: g1
O médico e escritor Marcelo Henrique Silva, natural de Passos (MG), conquistou o Prêmio Jabuti 2025, o mais prestigiado reconhecimento literário do país, na categoria “Eixo de Inovação - Escritor Estreante”, com o romance “Sangue Neon”.
A cerimônia de premiação ocorreu no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, reunindo autores e profissionais do mercado editorial de todo o país. Marcelo recebeu o troféu como símbolo do reconhecimento nacional por sua contribuição à literatura brasileira.
Em vídeo enviado à EPTV, o escritor comemorou o resultado e compartilhou detalhes sobre a obra. “É um livro que tem um panorama histórico e é contado por travestis, profissionais de saúde, comissários de bordo, tentando sobreviver em meio ao caos e à tragédia da chegada da epidemia do HIV aqui no Brasil e aos bastidores da criação do nosso SUS”, explicou.
Trabalhando há cerca de seis anos na saúde pública, Marcelo afirmou que o romance foi inspirado em suas vivências profissionais e experiências humanas. “Estou muito feliz com a conquista, muito honrado de poder levar esse prêmio para Minas, de representar o estado e representar Passos”, declarou.
O Prêmio Jabuti, criado em 1959 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), celebra anualmente autores, editores e demais profissionais do mercado editorial em 23 categorias, divididas nos eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação.
Comentários