Navios de cruzeiro: quase metade recebe classificacao A em inspeções da Anvisa
gazetadevarginhasi
17 de set.
1 min de leitura
Divulgação Anvisa
Anvisa divulga classificacao sanitaria dos navios de cruzeiro da temporada 2024/2025.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou a classificação dos navios de cruzeiro inspecionados nos portos brasileiros durante a temporada 2024/2025. O levantamento avaliou as condições de saúde a bordo e categorizou as embarcações em quatro padrões sanitários, de A a D.
As inspeções verificaram critérios como qualidade das águas recreacionais, alimentos, climatização, controle de fauna nociva, efluentes sanitários, hospital de bordo, limpeza e desinfecção, prevenção de surtos e gerenciamento de resíduos sólidos.
No período de 1º de outubro de 2024 a 13 de maio de 2025, a Anvisa monitorou 49 navios que atracaram no Brasil, sendo que 20 deles foram inspecionados presencialmente, conforme o Programa Nacional de Vigilância em Saúde para Navios de Cruzeiro, em vigor desde 2009. Em 16 anos, já foram vistoriadas 135 embarcações pelo menos uma vez.
Na última temporada, 45% dos navios receberam a classificação A, considerada de alto padrão sanitário, com atendimento quase integral às exigências da Agência. Outros 25% foram classificados como padrão B, satisfatório. Já 15% ficaram no padrão C, de condições aceitáveis, enquanto outros 15% foram enquadrados no padrão D, o mais grave, por apresentarem condições insatisfatórias e a necessidade de adequações imediatas.
Veja a classificação dos navios inspecionados na temporada 2024/2025 na foto da materia.
Comentários