top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Novo Documento de Identidade Vai Aposentar RG em 2032


O Brasil está passando por uma grande mudança em seu sistema de identificação. A partir de fevereiro de 2032, o Registro Geral (RG) deixará de ser válido, e o número de CPF será o único cadastro de identificação dos cidadãos. Essa alteração é resultado da implementação da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que começou a ser emitida em janeiro de 2024 pelos 27 Estados da Federação.
Adoção da CIN: Panorama Atual
Até o momento, cerca de 7,5 milhões de brasileiros já possuem a nova CIN. O Rio Grande do Sul lidera as emissões com 1 milhão de carteiras ativas. O governo federal projeta que até o final de 2026, 70% da população terá adotado o novo documento.
Benefícios da Nova Identificação
A nova Carteira de Identidade Nacional traz diversas vantagens que visam modernizar e simplificar a identificação dos cidadãos:


Como Obter a Nova Carteira de Identidade Nacional
Para solicitar a CIN, o cidadão deve procurar a Secretaria de Segurança Pública do Estado onde reside. É necessário apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento, que podem ser em formato físico ou digital. A primeira via do documento e suas renovações são gratuitas, tanto no formato físico quanto digital. No caso de perda, as vias subsequentes serão pagas.
A transição para a CIN marca um avanço significativo na modernização dos processos de identificação no Brasil, proporcionando maior segurança e eficiência para os cidadãos.
Fonte: Revista Oeste

コメント


bottom of page