top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

"Não se enfrenta um país dez vezes o seu tamanho", diz Trump após reunião com líder ucraniano, Volodymyr Zelensky, e líderes europeus na Casa Branca na segunda-feira (18)

  • gazetadevarginhasi
  • 19 de ago
  • 1 min de leitura
Reprodução
Reprodução
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pareceu culpar a Ucrânia por iniciar a guerra com a Rússia, afirmando durante uma entrevista nesta terça-feira (19) que "não se enfrenta um país dez vezes o seu tamanho".
A Rússia invadiu a Ucrânia, uma nação soberana, em fevereiro de 2022.
"Não é uma guerra que deveria ter sido iniciada. Não se faz isso. Não se toma, não se enfrenta uma nação dez vezes maior que a Rússia", disse o presidente durante uma entrevista por telefone à Fox News.
À medida que as negociações sobre um possível acordo para encerrar a guerra na Ucrânia se intensificam, grande parte da discussão sobre trocas de terras tem se concentrado em Donbass — uma região da Ucrânia que o presidente russo, Vladimir Putin, quer que se torne território russo.
Composto pelas regiões ucranianas de Donetsk e Luhansk, Donbass já foi uma potência industrial na era soviética, um local de minas de carvão e siderúrgicas.
O presidente falou sobre a região durante sua entrevista nesta terça-feira (19), embora Trump tenha fornecido poucos detalhes publicamente sobre as últimas demandas de Putin sobre o território, afirmando que essas discussões cabem ao líder russo e ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. A CNN noticiou que quase toda Luhansk e mais de 70% de Donetsk estão sob controle russo.
"Agora eles estão falando sobre o Donbass, mas o Donbass, como vocês sabem, agora é 79% de propriedade e controlado pela Rússia. Então eles entendem o que isso significa", disse o presidente americano.
Fonte: CNN Brasil

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page