Operação Creme de la Creme cumpre 27 mandados e apreende 13 kg de drogas em Minas
gazetadevarginhasi
14 de nov.
1 min de leitura
Divulgação
Cerca de 150 policiais civis participaram, na manhã desta quinta-feira (13/11), do cumprimento de 27 mandados de busca e apreensão durante a operação Creme de la Creme, deflagrada pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). A ação investiga a venda e distribuição de drogas de alto valor comercial no estado.
As diligências foram realizadas em sete cidades mineiras: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Sarzedo, Nova Lima e Brumadinho, na Região Metropolitana, além de Pará de Minas, no Centro-Oeste. Ao longo da operação, quatro pessoas foram presas — três em Contagem e uma em Pará de Minas.
No total, foram apreendidos cerca de 13 quilos de drogas, incluindo skunk, haxixe e ecstasy, além de materiais relacionados ao comércio ilegal. A Justiça também determinou o bloqueio de bens e valores dos investigados, podendo chegar a R$ 50 milhões.
Esquema criminoso
Segundo o Departamento Estadual de Combate ao Narcotráfico (Denarc), as investigações identificaram uma organização criminosa altamente estruturada, especializada no tráfico de drogas chamadas “gourmet”, devido ao alto valor agregado, e envolvida ainda em lavagem de dinheiro.
O delegado Sérgio Paranhos explicou que o grupo divulgava os produtos nas redes sociais, realizando as entregas por meio de motoboys ou empresas de serviço postal. Para garantir a credibilidade do “negócio”, os criminosos chegaram a criar uma marca própria para certificar a pureza das substâncias vendidas.
O chefe do Denarc, Rodrigo Bustamante, destacou que a operação reforça o compromisso da Polícia Civil com a segurança pública: “Demonstra nossa preocupação em garantir paz, tranquilidade e segurança à população, reafirmando que a criminalidade não intimidará os cidadãos de bem”.
Comentários