Operação ‘Hércules X’ mira crime organizado na Zona da Mata mineira
gazetadevarginhasi
21 de out.
1 min de leitura
Fonte: itatiaia
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com a Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (21) a operação “Hércules X”, voltada ao combate ao avanço do Comando Vermelho na Zona da Mata. A ação é coordenada pelo Gaeco e busca reprimir o tráfico de drogas e armas, homicídios e ameaças a autoridades.
Estão sendo cumpridos 58 mandados judiciais em cidades como Juiz de Fora, Visconde do Rio Branco, Ubá, Viçosa e Rodeiro, além de mandados no Rio de Janeiro. Até o momento, cerca de 20 pessoas foram presas e apreendidos 15 veículos, drogas, munições, balanças de precisão e dispositivos eletrônicos.
A operação mobiliza aproximadamente 100 policiais, servidores e membros do Ministério Público, incluindo Gaecos de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Entre os mandados, estão prisões temporárias, internações de adolescentes e buscas em imóveis ligados a atividades criminosas. A Justiça também determinou a apreensão de veículos e valores financeiros utilizados pela facção.
As investigações indicam que presos em presídios do Rio de Janeiro coordenam a expansão da facção no estado, com suspeita de criação de “tribunais do crime” para punir quem descumpre regras do grupo.
Comentários