Operação investiga suspeita de corrupção na Câmara de Iturama
17 de dez. de 2025
1 min de leitura
Divulgação
Operação “Votum Venale” investiga suspeita de corrupção na Câmara Municipal de Iturama.
Uma operação foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (17) no município de Iturama, no Triângulo Mineiro, para apurar um suposto esquema de obtenção de vantagens indevidas envolvendo agentes políticos integrantes da Câmara Municipal. As investigações analisam possíveis práticas que, se confirmadas, podem caracterizar os crimes de corrupção ativa e passiva.
Ao todo, o Poder Judiciário expediu 11 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos com o objetivo de recolher elementos informativos capazes de esclarecer as eventuais irregularidades investigadas. A ação recebeu o nome de “Votum Venale”, expressão em latim que significa “voto vendido”, em referência à prática de negociação ou comercialização de votos no âmbito político ou legislativo.
A operação é resultado de um procedimento investigatório criminal instaurado para apurar a suposta oferta de vantagens indevidas e está sendo conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Iturama. A iniciativa conta com apoio operacional do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e da 5ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais.
A deflagração da operação mobilizou mais de 30 policiais militares, além de promotores de Justiça e servidores do Ministério Público. As investigações seguem em andamento para aprofundar a apuração dos fatos e esclarecer a eventual participação dos envolvidos.
Comentários