top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Operações da PF combatem abuso sexual infantojuvenil e reforçam alerta aos pais sobre riscos online

  • gazetadevarginhasi
  • 30 de out.
  • 1 min de leitura
Operações da PF combatem abuso sexual infantojuvenil e reforçam alerta aos pais sobre riscos online
Divulgação
PF cumpre mandados contra armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantojuvenil.

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quarta-feira (29/10), dois mandados de busca e apreensão relacionados às operações Vulneráveis e One by One XI, que têm como objetivo combater o armazenamento e a disseminação de material de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes pela internet.

Durante as diligências, foram apreendidos diversos dispositivos eletrônicos, que serão encaminhados para perícia criminal. A análise técnica busca identificar autores, coautores e possíveis conexões com outros crimes correlatos.

Em nota, a Polícia Federal reforçou que, embora o termo “pornografia infantil” ainda conste na legislação brasileira (art. 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8.069/1990), a comunidade internacional adota expressões como “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por representarem de forma mais precisa a gravidade desses crimes.

A PF também destacou a importância da prevenção e do diálogo familiar como ferramentas de proteção. Pais e responsáveis devem orientar e monitorar o uso da internet, redes sociais, jogos e aplicativos pelos filhos.

A corporação alerta que mudanças de comportamento, como isolamento repentino ou sigilo excessivo sobre o uso de celular e computador, podem indicar situações de risco.A orientação é que crianças e adolescentes sejam ensinados a reconhecer e denunciar contatos suspeitos, sempre com o apoio de adultos de confiança.
Fonte: PF

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page