Com a invenção da máquina de imprensa pelo alemão, Jhoan Gutemberb (1398-1468), houve uma mudança fundamental na forma de se ler e divulgar escritos (panfletos, jornais e livros).
Às pessoas eram quase todas analfabetas, e além disto, os que sabiam ler nem sempre tinham acesso a livros. Foi um grande passo para à época, aliada com a escrita, inventada pelos sumérios no passado.
E ao longo dos anos, a par do rudimentarismo, novas invenções surgiram e através de equipamentos de sinais (códigos), posteriormente, telefone, rádio, televisão permitiram uma grande evolução dos meios de comunicação.
A partir da invenção do computador, seu rápido aperfeiçoamento, culminando com a chegada da internet; sequer podemos imaginar limites para essa tecnologia, que otimizou tudo em matéria de informações.
Com o advento e evolução “sem freios” da Tecnologia de informação, inclusive, em breve haverá uma estupenda revolução com a implantação geral do 5G, a qual, viabilizará uma internet móvel mais estável e até 100 vezes mais rápida do que a versão atual 4G. Com a melhora da qualidade, a ideia é que o 5G também possa ser usado para conectar mais dispositivos, como smart-tvs, computadores, câmeras de segurança, lâmpadas inteligentes e outros eletrônicos.
Tudo isso será muito importante! Precisamos saber usar para o lado produtivo e ético.
Por que alertamos quantos aos cuidados? Achamos que com a desmonopolização da imprensa convencional, os que pioneiramente, entraram nos ramos de informações pela internet, com ética se deram bem, aproximaram às pessoas da verdade, deteriorando o sistema venal, das redes antigas (àquelas jurássicas) com seus jornalistas tendenciosos, ativistas e sem nenhum compromisso com a verdade.
Entendemos que têm ainda bons jornalistas na “Jurássica rede de comunicações”, mas têm medo de fugirem da cartilha dos seus patrões, que não anteviram os novos rumos dos seus negócios, não ressignificaram nada, continuam desinformando, destruindo reputações de pessoas inocentes, seletivamente, em função privilegiado rombo nos cofres públicos. Parece que a Globo, está muito contente com os recursos deste governo e já é a que mais fatura, para alegria de seus artistas, desmamados no governo anterior.
Apesar de algumas falhas nas redes sociais, por conta de alguns maus-caracteres, àqueles que podem usufruírem dos seus benefícios, estão satisfeitos; abandonaram os “Parques dos Dinossauros globais”, anteriormente, obrigados a assistirem uma estrumeira, por falta de opção de entretenimento.
É verdade, que através de alguns debates influenciadores nos Podcast e outros programas, assistimos bastante besteiras que confundem os leigos, especialmente, em termos de cosmovisões, filosofia, criacionismo, evolucionismos, religiões, fins dos tempos, teologia, exegeses da Bíblia Sagrada, enfim (...). Por outro lado, ainda que haja opiniões diversas para assuntos interessantes, às vezes, confundindo, não deixam de instruírem alguns seguidores sobre temas e imagens, que muitos jamais pensariam que houvesse neste mundo.
O Google se tornou uma ferramenta de ajuda que supera todas enciclopédias e livros já escritos no planeta; resumidamente, informa, orienta quase tudo, a despeito de ser imperativo a certeza da fonte. Nós diríamos, com todo respeito, aos bons acadêmicos e pretendentes, facilitou muito seus esforços, inclusive para os leigos em quaisquer disciplinas, conceitos e receitas para se criar algo útil, especialmente na culinária que enriqueceu o rol de opções para degustarmos; e no entretenimento das crianças e adultos sem limite de idade.
A nosso ver, censurar plataformas por possível agressão de reputação, é inadmissível, pois tem leis que definem processos de calúnia, injúria e difamação é só incluir multas, pois, choramos mais é através dos bolsos.
A propósito, acabamos de assistir Fernanda Monte Negro chamar Bolsonaro de monstro. Que absurdo vindo de uma pessoa requintada e talentosa como este ícone brasileiro! Será que ela sabe o que é monstruosidade? Quem será o verdadeiro monstro Bolsonaro que só agiu a favor do Brasil ou os donos da Globo Lixo, que subverteram através de seus entretenimentos (nada educativos) às consciências dos brasileiros à custa de dinheiro público e ajudando a eleger sempre os que lhes interessavam financeiramente. Sempre manipularam às escolhas dos brasileiros.
Isso é monstruosidade, pois, sucumbiram o povo aos seus conceitos debochados e mentirosos, subliminarmente, destruindo a moral, o civismo, e a cultura de quase duas gerações, confundindo o certo e o errado, tornando muitas pessoas susceptíveis a ataques espirituais – distante de Deus, desgastes físicos, orações fracas e hábitos antigos nada recomendáveis, que começam a voltar. Escrevemos com toda propriedade, pois, nos sentimos assim também, sem perspectivas promissoras.
Que Deus nos afaste dos perigos futuros da tecnologia, já fizemos uma coluna abordando à inteligência artificial, salvo melhor juízo, estamos caminhando para o cometimento de autofagia (comer a si mesmo), conceito usado na medicina sobre regeneração a nível celular.
Isto tudo, se uma guerra mundial não preceder tais avanços, temos que lembrar que a Rússia mantém o saudosismo arrogante de ter sido uma potência em tamanho e armamentos, hoje ela tem dificuldades com a Ucrânia, pois, a não utilização de suas armas de destruição em massa está convencionada num papel, que pode ser rasgado, e não conhecemos a mente assassina de Putin, para experimentar acua-lo, ainda mais com supostos parceiros como China, Coréia do Norte e outros de menor significância.
Desde quando começou a guerra entre Rússia e Ucrânia, achamos e escrevemos, que era uma estupidez a OTAN com apoio dos americanos incentivarem os ucranianos, pois, pelos motivos citados acima os aliados arregariam e o gás russo financiaria e colocaria limites nos oponentes, impactando a economia dos europeus.
Direitos, conhecimentos e opiniões são para todos, raciocínio é para poucos.
Não somos apocalípticos, portanto, esperamos estar enganados, mas, do jeito que avançamos, só um acontecimento transcendente mudará o mundo, pois o imanente já está comprometido com às mentes egoístas.
Comentários