top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Opinião com Luiz Fernando Alfredo - 11/05/2023

  • gazetadevarginhasi
  • 11 de mai. de 2023
  • 2 min de leitura



Estamos desconfiados


Estamos criticando à Câmara Municipal de Varginha com uma certa frequência, mas estivemos pensando bem se não estamos sendo injustos, com alguns poucos Vereadores de hoje e antes, que são e foram edis de verdade mesmo, só não tiveram forças ou coragem para perderem os “favores” do Executivo e ficarem sem aparecer para comunidade.
Será que o sistema brasileiro é o verdadeiro culpado por termos parlamentares tão ruins em nível de Brasil? Pode ser, afinal não se exige nenhuma qualificação para ninguém se candidatar – pelo menos um conhecimento básico de leis – condição indispensável para candidatar-se – intensivo de pelo menos seis meses.
Alguns são parcialmente analfabetos, porém, extremamente espertos e superaram suas dificuldades; temos os analfabetos funcionais, àqueles com formação acadêmica, entretanto, mal sabem escrever ou entender um parágrafo e temos os bons, que são completos e diríamos idealistas e pagam para trabalhar.
Contudo, em regra geral, achamos que é um poder muito caro, pois, além da pífia produção e, a gastança não ter freio e muito menos controle; não entendemos porque tantos parlamentares.
Nosso Código Penal diz que ninguém pode ser poupado de punição em razão de desconhecer a lei. A lei é sabia, porquanto, em certas circunstâncias, sua aplicabilidade ser atenuada.
Se o código penal estabelece essa vedação para os simples indivíduos, imaginem como teria que ser mais severo com os impoderados.
Com estes comentários acima, sem querer ofendermos ninguém e sim o sistema, estamos desconfiados se todos os nossos Vereadores conhecem a palavra “compliance”, que tem origem no verbo “to comply” cujo significado é regularidade, ética e outras, enfim é uma vasta sinonímia, para quem está envolvido com a Coisa Pública e instituições privadas, especialmente, se elas estiverem interagindo comercialmente.
Será que todos os nossos Vereadores conhecem a nossa Lei orgânica e regimentos internos da Casa legislativa?
Será que todos os nossos Vereadores conhecem a lei 12.846 de 2013 – chamada de lei anticorrupção?
Será que todos os nossos Vereadores já viram, pelo menos, uma capa de um exemplar da Lei 8666 - conhecida como Lei de Licitações?
Será que sabem princípios da lei 8.666 preceituados na Constituição Federal?
Será que todos os Vereadores leem, pelo menos, o Jornal Oficial do município?
Será que alguns Vereadores e ex Vereadores pretendem mesmo, ser candidatos a Prefeito ou Vice? Socorro, dependendo de quem?
Será que a fábrica de óleo de peroba nacional, dá conta da demanda no Brasil?
Temos certeza que lá tem gente boa e pode pretender outros cargos, enfim... vamos ver, ainda há tempo. Outra coisa que temos certeza é do espírito de corporativismo, o popular, “bom mocismo” – tivemos Presidentes no passado que cometeram crime de responsabilidade e não foram processados; Tivemos Vereadores que cometeram abuso de poder e ficou por isso mesmo; Vereador usando drogas dentro do carro oficial da câmara; tivemos um vereador papagaio com uma “metralhadora” do modelo microfone detonando Varginha para mais de 200 municípios da região, dominando todos os demais edis; tivemos vereador que atropelou ciclista ou transeunte e não prestou socorro, tivemos vereador que tomou um tapa de um Prefeito em pleno evento público; tivemos (...).
A propósito, não entendemos o porquê de um motivado servidor observador inteligente, foi promovido a dirigente da Arca de Noé; será (...) que ele percebeu a formação de uma “Ratópolis” nas imediações.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page