top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Ouvinte reclama de demora para renovar Carteira da Pessoa Idosa em Juiz de Fora

  • gazetadevarginhasi
  • há 4 minutos
  • 1 min de leitura
fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
Um ouvinte da Itatiaia relatou dificuldades para renovar a Carteira da Pessoa Idosa, documento que garante acesso gratuito ou com desconto a passagens de ônibus intermunicipais e interestaduais. Ele informou que tentou iniciar o processo no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Vitorino Braga em 2024, sem sucesso. A carteira anterior dele, emitida em agosto de 2021, já havia expirado.
Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora orientou que o Cadastro Único (CadÚnico) deve ser atualizado a cada dois anos para garantir o acesso a benefícios como a Carteira da Pessoa Idosa. Para famílias unipessoais, a inscrição só é concluída após visita domiciliar, realizada pelos Cras com apoio da UFJF, conforme a Lei nº 15.077/2024.
O Governo Federal explica que a Carteira da Pessoa Idosa facilita o acesso ao transporte interestadual gratuito (duas vagas por veículo) ou com desconto de 50% para idosos com renda individual de até dois salários mínimos. Quem já possui comprovante de renda não precisa da carteira, bastando apresentar o documento de identidade e o comprovante para garantir o benefício.
O documento contém informações de identificação do idoso e QR Code ou código alfanumérico para validação. Os municípios também podem emitir a carteira para idosos dentro do critério de renda, mesmo que tenham outra forma de comprovação.
Para problemas ou dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato com a Itatiaia pelo WhatsApp (32) 99961-6815 ou pelo e-mail jornalismojf@itatiaia.com.br.

Gazeta de Varginha

bottom of page