PF cumpre mandados em nova fase de operação contra envio ilegal de migrantes
há 6 minutos
2 min de leitura
Divulgação
Operação Sáfaro II mira grupo suspeito de promover migração ilegal com atuação em Minas Gerais e São Paulo.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/2), a Operação Sáfaro II com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado no envio ilegal de migrantes ao exterior com finalidade lucrativa. Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Governador Valadares/MG e dois na cidade de São Paulo/SP, além de medidas de sequestro de bens e valores que podem chegar a R$ 164 mil.
A nova fase é resultado do aprofundamento das investigações iniciadas após a primeira etapa da Operação Sáfaro, realizada em 23 de agosto de 2024, também em Governador Valadares. Na ocasião, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão contra suspeitos de atuarem como contrabandistas de pessoas na região.
Durante a primeira fase, a Polícia Federal identificou que cinco investigados agiam de forma associada e reiterada, praticando os crimes de promoção de migração ilegal e de envio de criança ou adolescente ao exterior em desacordo com as formalidades legais. À época, foi apurado que o grupo havia encaminhado aproximadamente 370 pessoas de forma irregular para os Estados Unidos da América.
Com o avanço das apurações, ficou comprovada a participação de outros integrantes no esquema. Segundo a PF, esses investigados eram responsáveis por estruturar a logística das viagens, orientar os migrantes durante o trajeto no exterior, providenciar documentos para simular condição de turista no momento do desembarque em aeroportos estrangeiros e intermediar pagamentos por meio de uma casa lotérica localizada em Governador Valadares, utilizada para receber valores repassados pelas vítimas.
Os investigados poderão responder pelos crimes de promoção de migração ilegal, ameaça e por outros delitos que eventualmente sejam identificados ao longo da continuidade das investigações.