PF deflagra operação contra suspeita de corrupção eleitoral em Betim
gazetadevarginhasi
há 1 hora
1 min de leitura
Divulgação
Operação Saque Retido investiga possível esquema de financiamento irregular e compra de votos nas eleições municipais de 2024.
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (11/2), a Operação Saque Retido com o objetivo de apurar e reprimir supostos crimes de corrupção eleitoral praticados durante as eleições municipais de 2024, em Betim/MG.
A investigação teve início às vésperas do pleito, quando foi identificada e abordada uma mulher que realizava um saque em espécie no valor de R$ 61 mil em uma agência bancária. De acordo com a apuração, o montante seria utilizado em campanha eleitoral no município. A mulher, que estaria vinculada a um candidato, já havia efetuado outras retiradas anteriormente e ainda pretendia sacar novos valores até a data das eleições, todos considerados expressivos.
Com base nos elementos reunidos ao longo da investigação, a Polícia Federal representou pela expedição de mandados de busca e apreensão, com a finalidade de aprofundar a apuração sobre a possível existência de um esquema ilícito de financiamento irregular de campanha e eventual compra de votos no pleito de 2024.
Ao todo, foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, expedidos pelo 5º Juízo das Garantias. Os investigados poderão responder pelos crimes de falsidade ideológica eleitoral, corrupção eleitoral e associação criminosa.