PF realiza operação contra abuso sexual infantojuvenil em Governador Valadares
gazetadevarginhasi
há 4 horas
1 min de leitura
fonte: o tempo
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22/10), a operação “Joio na Rede IV” em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, com o objetivo de identificar e prender pessoas envolvidas em crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes, especialmente praticados pela internet.
Três mandados de busca e apreensão foram cumpridos na cidade. As investigações apontaram que o suspeito armazenava imagens e vídeos contendo cenas de abuso sexual infantojuvenil, podendo ser responsabilizado pelo crime de armazenamento de material sexual infantil.
Durante a apuração, a PF constatou que algumas residências vizinhas compartilhavam a mesma conexão de internet do investigado. Em situações como essa, todos os usuários podem ser responsabilizados, caso haja suspeita de envolvimento em crimes, inclusive com exceção à inviolabilidade do domicílio. Por isso, a instituição alertou sobre os riscos do compartilhamento indevido de redes de internet, que pode gerar responsabilidades civis, criminais e contratuais.
A Polícia Federal reforçou a importância da participação da sociedade na denúncia de qualquer forma de violência contra crianças e adolescentes. “A colaboração popular é fundamental para a prevenção e repressão desses crimes. Pais e responsáveis devem acompanhar, orientar e dialogar com os filhos, tanto no ambiente virtual quanto no real, observando sinais de isolamento ou sigilo excessivo sobre dispositivos. A prevenção é a forma mais eficaz de garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, orientou a PF.
Comentários