PIB cresce apenas 0,1% e reforça sinais de desaceleração com impacto dos juros altos
4 de dez. de 2025
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A economia brasileira registrou um avanço modesto no terceiro trimestre, com alta de 0,1% no Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (4). O resultado confirma os efeitos da política monetária restritiva do Banco Central, que mantém a Selic em 15% ao ano para controlar a inflação.
A expectativa do mercado, segundo levantamento da Bloomberg, era de crescimento de 0,2%. Entre os setores, a agropecuária avançou 0,4% e a indústria teve alta de 0,8%. Já os serviços, que representam a maior fatia da economia, ficaram praticamente estáveis, com variação de 0,1%.
O consumo das famílias, que havia crescido 1,8% no trimestre anterior, desacelerou para 0,4%, refletindo diretamente o custo dos juros elevados. A inflação acumulada em 12 meses está em 4,68%, acima do centro da meta de 3%.
Para o economista sênior do Banco Inter, André Valério, o desempenho confirma a acomodação do crescimento. “Nos últimos oito trimestres, o crescimento médio do PIB na comparação com o mesmo período do ano anterior foi de 3%. Este trimestre marca um desvio dessa tendência, com expansão de 1,8%”, afirmou.
Comentários