top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

PM forma novos comandantes aéreos para ampliar ações de segurança em todo o estado

  • gazetadevarginhasi
  • 18 de jul. de 2025
  • 2 min de leitura
PM forma novos comandantes aéreos para ampliar ações de segurança em todo o estado
Divulgação
PMMG inicia curso para formação de Comandantes de Operações Aéreas em Belo Horizonte.

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), iniciou na segunda-feira (14/7) o Curso de Comandante de Operações Aéreas, voltado exclusivamente a oficiais da corporação. A capacitação, que reúne 10 selecionados por meio de concurso interno com prova teórica e teste físico, é direcionada a 1º e 2º tenentes com até 11 anos de serviço na instituição.

O curso está sendo realizado no Hangar da PM, no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, e também em locais externos como a Serra do Rola Moça e o Clube dos Oficiais dos Militares Mineiros (COMM). A formação visa preparar os participantes para atuar em operações com aeronaves de asas fixas e rotativas, atendendo às crescentes demandas operacionais da corporação.

Com término previsto para o dia 5 de setembro, os discentes estarão aptos a atuar como Comandantes de Operações Aéreas do COMAVE. A função inclui atuação como copilotos (2P) e como gestores da tropa durante o serviço, estando prontos para cumprir missões programadas ou emergenciais.

A grade curricular do curso abrange disciplinas teóricas e práticas, como História da Aviação de Defesa Social, Noções de Manutenção Aeronáutica, Técnicas de Emprego Operacional, Segurança Operacional, Manobras Aquáticas e em Altura, Equipamentos Especiais, Comunicação e Tecnologia de Aviação, Armamento e Tiro Defensivo a Bordo, além de gerenciamento de emergências e recursos de tripulação.

O comandante do COMAVE, coronel PM Ricardo Alexandre Faria, destacou a importância estratégica da formação: “A aviação chega de forma rápida e eficiente onde a presença policial é imprescindível e essencial. Por isso, a formação dos futuros pilotos da PMMG é um processo importante para a continuação da prestação de segurança pública”.

A PMMG reforça que o investimento na capacitação de seus quadros garante mais eficiência nas ações de segurança e no apoio a outras instituições públicas de Minas Gerais.
Fonte: PMMG

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page