PM lança Operação Cavalo de Aço contra “rolezinhos do grau” em Minas
19 de dez. de 2025
2 min de leitura
Divulgação
PM lança Operação Cavalo de Aço para coibir “rolezinhos do grau” em Minas Gerais.
Ação estadual da Polícia Militar intensifica fiscalização e repressão a manobras perigosas com motocicletas.
A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) lançou, nessa quinta-feira (18), em todo o estado, a Operação Cavalo de Aço. A iniciativa tem como objetivo prevenir e reprimir a prática dos chamados “rolezinhos do grau”, caracterizados pela realização de manobras perigosas e atos de desordem em vias públicas, em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Entre as estratégias previstas, a PMMG irá intensificar o monitoramento de redes sociais por meio do serviço de inteligência, além de utilizar drones para identificar locais onde possam ocorrer aglomerações de motociclistas. As ações dão suporte às unidades operacionais e abrangem tanto áreas urbanas quanto rodovias estaduais e federais delegadas sob responsabilidade da corporação.
De acordo com o porta-voz da PMMG, capitão Rafael Veríssimo, esse tipo de evento ilegal tem se tornado recorrente, especialmente no período que antecede o Natal e o Ano Novo. Segundo ele, os “rolezinhos” afetam diretamente moradores, pedestres e condutores, além de causarem perturbação do sossego e transtornos urbanos.
O capitão ressaltou ainda que a operação não tem como alvo motociclistas que utilizam o veículo como instrumento de trabalho, mas sim aqueles que se valem das motos para desrespeitar normas de trânsito e cometer crimes.
“A Polícia Militar está atenta a esse fenômeno e tem realizado operações constantes. Para a Operação Cavalo de Aço 2025, serão empregados 1.400 policiais militares em motos policiais, recurso logístico que permite uma vantagem tática e operacional à instituição, tanto para a realização de atividades preventivas quanto para abordagens e capturas de infratores”, destacou.
Balanço 2024
Na edição da Operação Cavalo de Aço realizada em 2024, a Polícia Militar registrou a prisão de 1.477 pessoas e a apreensão de 128 adolescentes. Além disso, 1.023 motocicletas foram apreendidas e outras cerca de duas mil removidas em todo o estado.
Comentários