Policial penal é condenada por facilitar entrada de celulares em presídio da Zona da Mata
16 de dez. de 2025
1 min de leitura
fonte: o tempo
Uma policial penal foi condenada a dois anos e oito meses de prisão, além da perda do cargo público, por facilitar a entrada clandestina de telefones celulares no Presídio de Visconde do Rio Branco, na Zona da Mata mineira. A servidora também responderá pelo crime de corrupção.
De acordo com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), um comparsa da policial foi condenado a três anos, um mês e dez dias de reclusão, além de cinco meses e sete dias de detenção e 30 dias-multa. Segundo o órgão, ambos cobravam vantagens indevidas de familiares de um detento para permitir que os aparelhos celulares fossem introduzidos ilegalmente na unidade prisional.
Conforme as investigações, o esquema foi idealizado em 2021 por um preso, que contou com a colaboração direta da policial penal, à época em exercício no presídio. A atuação da servidora foi considerada fundamental para viabilizar o ingresso dos celulares na carceragem.
Ainda segundo o MPMG, a mesma operação também resultou na condenação de outros dois integrantes de uma associação criminosa que atuava no tráfico de drogas na região da Zona da Mata mineira, com o auxílio de agentes públicos. Eles foram condenados a penas superiores a nove anos de prisão, em regime fechado, pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas cometidos em São Geraldo e municípios da região.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp-MG) foi procurada para comentar o caso, mas informou que ainda aguarda posicionamento oficial.
Comentários