Polícia Civil desmonta quadrilha de roubos de carga em SP com apoio de prestadores terceirizados
gazetadevarginhasi
há 32 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou, nesta terça-feira (2), uma operação para desarticular uma quadrilha especializada em roubos de carga — sobretudo de cigarros — que atuava com apoio direto de prestadores de serviços de empresas vítimas. A ação, conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), cumpre 11 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão em São Paulo, Guarulhos e Atibaia.
Até o momento, quatro suspeitos foram detidos. Durante a operação, os investigadores apreenderam cerca de 1,9 mil maços de cigarros, possivelmente roubados. Outros materiais recolhidos seguem em contabilização.
Terceirizados repassavam rotas e facilitavam assaltos
Segundo a polícia, ao menos três funcionários terceirizados colaboravam diretamente com o grupo criminoso. Eles forneciam informações privilegiadas sobre os trajetos das entregas, incluindo horários e pontos estratégicos para a ação dos assaltantes. Além de indicar as rotas, o trio também recrutava motoristas dispostos a entregar cargas ao bando e registrar falsos boletins de ocorrência para simular roubos.
Investigações começaram há seis meses
A apuração teve início em junho, quando a 4ª Divisão de Investigações sobre Crimes contra o Patrimônio (Disccpat) recebeu denúncia sobre um veículo dublê usado em assaltos na região da Penha, Zona Leste da capital. O carro passou a ser monitorado até se envolver em um roubo de carga de cigarros. Na ação, dois suspeitos foram presos, parte da mercadoria foi recuperada e uma arma foi apreendida.