top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Por que Brasil tem caído em ranking global de desigualdade de gênero

  • Foto do escritor: becapiva
    becapiva
  • 7 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

ree
GETTY IMAGES
Legenda da foto,'Progresso no mundo é lento, mas Brasil avança ainda mais devagar no combate à desigualdade de gênero', resume economista

Ser mulher significa, estatisticamente, ter menos oportunidades de crescimento profissional e receber menos do que colegas homens ao desempenhar uma mesma função.

É a desigualdade de gênero, um problema estrutural que nenhum país conseguiu equacionar completamente - e que vai além do mercado de trabalho.

Em algumas regiões, meninas têm menos acesso à educação do que meninos, mulheres têm acesso mais precário à saúde do que homens e enfrentam muito mais barreiras para entrar na política.

O Fórum Econômico Mundial, organização sem fins lucrativos que realiza encontros anuais em Davos (Suíça) que reúnem empresários e líderes de todo o mundo, elabora desde 2006 um indicador que procura agregar essas diferentes dimensões da desigualdade de gênero.

O Global Gender Gap Report ("relatório global de desigualdade de gênero", em tradução livre) tem quatro pilares — saúde e sobrevivência, grau de instrução, participação econômica e oportunidades, empoderamento político —, cada um deles com uma série de indicadores.


BBC


Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page