Poços de Caldas recebe Prêmio AMM 2025 por inovação na gestão de atrativos turísticos
gazetadevarginhasi
há 3 dias
2 min de leitura
Divulgação
Poços de Caldas Conquista o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025.
A cerimônia de entrega do Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal 2025, realizada no dia 6 de maio, durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios, reuniu representantes de diversas prefeituras mineiras e foi marcada por grande celebração. O evento, realizado no Expominas, premiou municípios que se destacaram em quatro áreas: desenvolvimento econômico, educação, meio ambiente e turismo. Entre os vencedores, Poços de Caldas foi uma das cidades reconhecidas, sendo premiada pela inovação no uso estratégico do turismo para o desenvolvimento local.
O município conquistou o prêmio na categoria turismo com o projeto “Concessão de Uso do Circuito Turístico Integrado”, que visa à profissionalização da gestão do turismo, aliando a preservação ambiental à eficiência na promoção e manutenção dos atrativos turísticos locais. O projeto destacou-se pela criação de uma gestão integrada, com a parceria público-privada, de quatro importantes pontos turísticos da cidade: Complexo Cristo Redentor, Fonte dos Amores, Recanto Japonês e Complexo Véu das Noivas.
O prefeito de Poços de Caldas, Paulo Reis de Castro Júnior, expressou sua satisfação com a conquista. “Ganhar esse prêmio da AMM significa que fomos reconhecidos por boas práticas. O que fizemos na concessão dos atrativos turísticos é um modelo para todo o estado. Poços de Caldas é a única cidade do Brasil com menos de 200 mil habitantes a realizar uma concessão total dos seus atrativos turísticos, e isso está atraindo visitantes não só de Minas, mas também de São Paulo. Esse projeto transformou a cidade e agora ela está crescendo cada vez mais”, afirmou.
Além de Poços de Caldas, os projetos “Geoparque de Uberaba” e “Rotas Turísticas da Serra do Cipó”, desenvolvidos pelos municípios de Uberaba e Santana do Riacho, respectivamente, receberam menções honrosas durante a premiação.
O Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal tem como objetivo demonstrar a viabilidade da inovação na gestão pública municipal. A premiação reconhece projetos de políticas públicas bem-sucedidas que contribuem para a modernização da gestão e para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, com foco em resultados concretos.
As Comissões Julgadoras do Prêmio foram formadas por representantes técnicos da AMM, órgãos do Governo Estadual, instituições acadêmicas e entidades parceiras. O presidente da AMM, Dr. Marcos Vinicius, ressaltou o significado do prêmio. “Receber o Prêmio AMM de Boas Práticas na Gestão Municipal é reafirmar o compromisso com a inovação, a eficiência e a entrega de serviços de qualidade, sempre com foco no cidadão”, destacou.
Os 12 municípios finalistas terão a oportunidade de apresentar suas iniciativas durante o 40º Congresso Mineiro de Municípios e seus projetos serão divulgados no portal da AMM.
Comments