top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Prevenção em Pauta - 14/05/2025

  • gazetadevarginhasi
  • há 1 dia
  • 3 min de leitura


A Importância do Treinamento da NR 16 na Segurança
de Atividades e Operações Perigosas

A NR 16 também é uma norma que não possui nenhuma exigência de treinamentos, porém algumas capacitações podem e devem incluir seu kit profissional de capacitações nas modalidades livres. Cursos estes que poderão atender desde aos mais leigos até aos peritos e consultores de segurança do trabalho. Os cursos deverão ser elaborados para atender de forma dinâmica os assuntos relacionados á norma de maneira adequada a cada tipo de público.
A NR 16 trata das atividades e operações perigosas, como trabalhos com inflamáveis, explosivos, energia elétrica, entre outros. Para que esses trabalhos sejam realizados com segurança, é imprescindível que os profissionais recebam um treinamento adequado. Esse treinamento não só prepara os trabalhadores para identificar e evitar riscos, mas também os capacita a agir corretamente em situações de emergência.
Segundo o item 16.2 da NR 16 O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa.
Neste item já se tem um treinamento importante, ou seja, uma abordagem sobre como é aplicado o adicional e a quem é aplicado.
Como dentro da NR 16 temos algumas atividades e estas são atividades distintas, os cursos serão diversos e a eles podem ter outros cursos agregados, vejamos.
Num ambiente no qual se trabalha com explosivos pode-se atribuir vários treinamentos, desde um treinamento para conhecimento da norma numa abordagem geral até a qualificação do Blaster (Cabo de fogo), estudo de R-105 (Regulamento 105 do Exército).
Já para uma determinada empresa que trabalha com atividades e operações que envolvam inflamáveis, além do curso já mencionado acima sobre conhecimento geral da NR 16, pode-se implementar os cursos da NR 20 que bordaremos mais adiante.
As atividades ou operações que impliquem em exposição dos profissionais de segurança pessoal ou patrimonial a roubos ou outras espécies de violência física podem ser dimensionados outros cursos como, agentes de portaria, segurança patrimonial, etc.
Temos também aqueles que trabalham com energia elétrica que devem fazer os cursos Básico de NR 10 e o Sistema Elétrico de Potência – SEP.
Quando se trata de materiais radioativos é claro que qualquer treinamento em específico deverá ser ministrado por profissionais habilitados em energia nuclear, pois as atividades e operações perigosas com radiações ionizantes ou radioativas requerem um aporte mais elevado de informações, deixando então a cargo destes profissionais. Mas isso não significa que que não existe nenhum treinamento que possa ser ministrado sem qualificações elevadas, pode-se aplicar treinamentos quanto ao uso de EPI’s, Básico de segurança com materiais radioativos, isso é claro se o profissional estiver apto a ministrar tais assuntos.
O treinamento de NR 16 costuma abordar temas como o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), procedimentos de segurança, sinalização de riscos e normas específicas de cada atividade perigosa. Além disso, ele ajuda a criar uma cultura de segurança no ambiente de trabalho, promovendo a conscientização de todos sobre a importância de seguir as regras.
Investir em um bom treinamento de NR 16 é uma forma de proteger vidas, evitar acidentes e garantir que as operações sejam realizadas de forma eficiente e responsável. Empresas que se preocupam com a segurança de seus colaboradores sabem que esse investimento traz benefícios a longo prazo, como redução de custos com acidentes e aumento da produtividade.
Se você trabalha ou gerencia uma equipe em setores de risco, não deixe de priorizar o treinamento de NR 16. Afinal, a segurança deve estar sempre em primeiro lugar!

Está precisando de capacitação? Consulte a R-SARTO Treinamentos e solicite um orçamento! (35) 99972-2265
Por Rogério Sarto
Rogério Sarto - Engenheiro de Segurança do Trabalho -Pós graduado em Pavimentação e Restauração Rodoviária- Especialista em Máquinas Pesadas e Equipamentos - Proprietário R- Sarto Treinamentos e Engenharia

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page