top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Privatização da Copasa volta ao debate na ALMG após distribuição de parecer

  • gazetadevarginhasi
  • há 12 horas
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
O parecer sobre o Projeto de Lei (PL) 4.380/2025, que autoriza a privatização da Copasa, foi distribuído em avulso na manhã desta terça-feira (18) pela Comissão de Administração Pública (APU) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A manobra exige um intervalo mínimo de seis horas antes da retomada da discussão, prevista para as 18h.
A reunião da comissão começou às 10h. Em meio à estratégia de obstrução da oposição, o deputado Rodrigo Lopes (União Brasil) foi designado relator do projeto encaminhado pelo governador Romeu Zema (Novo). A distribuição do parecer em avulso busca impedir que algum parlamentar peça vista e adie o debate por mais 24 horas.
Mais tarde, às 14h, uma audiência pública vai discutir o tema, com presença confirmada do presidente da Copasa, Fernando Passalio. A expectativa é de grande mobilização de servidores da companhia. Em outubro, durante a análise da PEC que retirou a obrigatoriedade do referendo popular sobre a venda da estatal, milhares de trabalhadores lotaram a Assembleia, em um dos maiores atos recentes no Legislativo mineiro.
Na noite de segunda-feira (17), o PL 4.380/2025 avançou sua primeira etapa de tramitação ao ser aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O parecer aprovado trouxe um substitutivo que acrescenta metas de universalização do saneamento, a manutenção da tarifa social e a garantia de 18 meses de estabilidade temporária para os servidores da Copasa.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page