Procon de Juiz de Fora integra mutirão nacional para renegociação de dívidas
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
fonte: itatiaia
O Procon de Juiz de Fora aderiu ao Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que ocorre durante todo o mês de novembro em âmbito nacional. A iniciativa busca auxiliar consumidores na renegociação de débitos e na educação financeira, ampliando as oportunidades para quem deseja regularizar a situação com bancos e instituições financeiras.
Desde 2019, mais de 30 milhões de contratos foram repactuados em todo o país. Nesta edição, o Procon/JF atua como conciliador e também realiza renegociações diretamente pelo Sistema de Atendimento ao Consumidor.
O mutirão é uma parceria entre a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Associação Brasileira de Procons.
Na primeira edição de 2025, realizada em março, 32 bancos participaram, resultando em mais de 1,4 milhão de contratos negociados. O site oficial do evento registrou 402 mil acessos, aumento de 22% em relação a 2024.
Podem participar da renegociação pessoas com dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito consignado e outras modalidades, desde que não envolvam bens dados em garantia nem estejam prescritas. O consumidor pode abrir mais de uma negociação com diferentes bancos.
Não podem ser incluídas dívidas garantidas por bens, prescritas ou com parcelas em dia. Já quem estiver amparado pela Lei do Superendividamento deve procurar o Procon diretamente para receber orientação individualizada.
O atendimento do Procon ocorre na Avenida Itamar Franco, nº 992, Centro, de segunda a sexta, das 9h às 17h30. Os telefones para contato são (32) 3690-7610 e 3690-7611.