top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Programa “De Olho no Futuro” leva atendimento oftalmológico gratuito a estudantes de Santana do Paraíso

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
As secretarias de Saúde e Educação de Santana do Paraíso, em parceria com o Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento da Saúde (ICDS), iniciaram nesta segunda-feira (10) as consultas oftalmológicas do programa “De Olho no Futuro”, voltado à promoção da saúde ocular nas escolas públicas municipais e estaduais. A iniciativa atende estudantes a partir de 6 anos e servidores das unidades escolares.
As consultas, realizadas entre novembro e dezembro, buscam identificar precocemente alterações visuais e oferecer tratamento gratuito, incluindo exames completos, uso de colírios quando necessário e receituário para confecção de óculos. Os alunos diagnosticados com necessidade de correção visual receberão os óculos sem custo, com entrega prevista para fevereiro de 2026.
De acordo com os organizadores, o programa deve contribuir para a redução da evasão escolar e o aprimoramento do desempenho educacional, já que cerca de 80% do aprendizado infantil depende da visão. A ação também inclui triagem, encaminhamentos, contrarreferências em saúde e relatórios estatísticos anonimizados para aprimorar as políticas públicas.
O “De Olho no Futuro” está alinhado ao Programa Saúde na Escola (PSE), dos Ministérios da Saúde e da Educação, reforçando a integração entre as áreas de saúde e educação para promover o bem-estar e o desenvolvimento das crianças.

Gazeta de Varginha

bottom of page