Programas de Fidelidade Conquistam 84% dos Consumidores, Revela Estudo
19 de jul. de 2024
Foto: Divulgação G1
Desde frete grátis até pontos que podem ser trocados por produtos, o varejo vem utilizando diversas estratégias para aumentar as vendas e conquistar o público. Nesse contexto, 84% dos consumidores afirmam participar de programas de fidelidade, segundo o estudo CX Trends 2024 da Octadesk em parceria com o Opinion Box.
A facilidade de acumular recompensas, como milhas e outros produtos, é o principal motivo que leva os brasileiros a se inscreverem nesses programas. Além disso, 44% dos consumidores valorizam descontos especiais em futuras compras, enquanto 43% apreciam o acesso a produtos ou serviços gratuitos. Outros 29% gostam de brindes ou presentes, e 14% apreciam o acesso a eventos exclusivos.
Mahara Scholz, Head de Receita da Octadesk, explica que as empresas se beneficiam dos programas de fidelidade, pois aumentam a taxa de retenção dos clientes e estimulam futuras recompras. "Hoje, adquirir um novo cliente é muito caro. E a partir do momento que consigo vender mais para um cliente só, eu acabo criando uma margem maior sobre cada cliente, no final das contas", destaca.
A Amazon Prime é um exemplo desse movimento, oferecendo frete grátis, serviços de streaming e um evento anual de descontos exclusivos. Atualmente, quase metade dos brasileiros assinam serviços premium, de acordo com uma pesquisa da NielsenIQ feita em parceria com a Amazon Brasil.
Scholz ressalta que os brasileiros estão acostumados com esse tipo de estratégia, pois "tem o comportamento de sempre negociar, independente do modelo", e gostam de se sentir parte de uma comunidade ou grupo seleto.Fonte:CNN
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