Projeto nacional abre seleção de participantes com pré-diabetes em Ouro Preto
gazetadevarginhasi
há 53 minutos
1 min de leitura
fonte: itatiaia
O PROVEN DIA, projeto de pesquisa multicêntrico financiado pelo PROADI-SUS, iniciou a fase de recrutamento em Ouro Preto e cidades próximas para selecionar 53 voluntários diagnosticados com pré-diabetes. A coordenação nacional é da Beneficência Portuguesa, enquanto a execução local é conduzida pela professora Joana Amaral, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
O estudo acompanhará, por três anos, pessoas com níveis de Hemoglobina Glicada (HbA1c) entre 5,7% e 6,4%. O objetivo é medir o impacto de mudanças no estilo de vida — incluindo alimentação, atividade física, controle do estresse e sono — na prevenção da evolução para o diabetes tipo 2.
Os participantes terão acompanhamento semestral, com realização de exames bioquímicos e avaliações de saúde. Os dados coletados irão contribuir para novas diretrizes e políticas públicas de prevenção do diabetes no âmbito do SUS.
Segundo a coordenadora local, Joana Amaral, “o Provendia é um projeto nacional desenvolvido em 29 cidades, além de Ouro Preto, e busca avaliar o papel das mudanças de estilo de vida no aparecimento do diabetes tipo 2”.
Interessados devem cumprir requisitos avaliados pela equipe. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (31) 99822-5699 ou pelo Instagram do projeto. O questionário de triagem também está disponível via solicitação por mensagem.
fonte: itatiaia Estão abertas as inscrições para a visita guiada do projeto “Histórias Noturnas no Museu”, que ocorrerá nesta quinta-feira (27), às 19h, no Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora. A