Proprietário do Banco Master teve 14 encontros com o BC antes de ser preso
gazetadevarginhasi
há 2 horas
1 min de leitura
fonte: itatiaia
Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, manteve ao menos 14 reuniões com integrantes da diretoria do Banco Central desde o início das tratativas envolvendo a possível compra de 58% das ações da instituição pelo BRB (Banco de Brasília). Os registros constam no sistema de agendas da autoridade monetária e mostram que os encontros ocorreram entre abril e novembro.
A reunião mais recente aconteceu na segunda-feira (17), poucas horas antes da prisão de Vorcaro pela Polícia Federal. Na ocasião, ele se encontrou com o diretor de Fiscalização do BC, Ailton de Aquino, para tratar de “questões de supervisão”. Na semana anterior, no dia 11, ambos já haviam discutido assuntos semelhantes. Em outubro, três reuniões também foram registradas com a presença do executivo.
Em setembro, Vorcaro participou de outras três agendas no BC. No dia 3 daquele mês, a autoridade monetária negou o processo de aquisição do Banco Master pelo BRB — decisão tomada um dia após outra audiência entre Aquino e o empresário. A primeira reunião do ano, conforme os registros, ocorreu em 1º de abril, logo depois do anúncio do interesse do BRB na operação, com a presença de Galípolo, Aquino, Renato Dias e Gilneu Vivan.
O Banco Central decretou a liquidação extrajudicial do Banco Master na terça-feira (18), justificando a medida por “grave crise de liquidez” e “graves violações” às normas do sistema financeiro. A ação ocorre no âmbito da Operação Compliance Zero, que investiga suposta emissão fraudulenta de títulos de crédito e apura crimes como gestão temerária, gestão fraudulenta e organização criminosa.