Prévia do PIB confirma queda da atividade econômica e reforça desaceleração no 3º trimestre de 2025
gazetadevarginhasi
há 1 dia
1 min de leitura
fonte: itatiaia
A economia brasileira registrou desaceleração no terceiro trimestre de 2025, conforme os dados do Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) divulgados pelo Banco Central. O indicador, utilizado como uma “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), mostrou queda de 0,9% no período, a primeira retração trimestral desde 2023, quando o recuo havia sido de 0,5%.
A retração foi puxada principalmente pelo desempenho negativo da Agropecuária, que caiu 4,5% no trimestre. A Indústria registrou baixa de 1%, enquanto o setor de Serviços também teve resultado negativo, com retração de 0,3%. O movimento reflete o enfraquecimento da atividade econômica em meio ao efeito prolongado da taxa de juros elevada.
Em setembro, o IBC-Br apresentou nova queda, de 0,2%, dentro do esperado pelo mercado. O recuo só não foi maior devido ao avanço de 1,5% da Agropecuária no mês. De acordo com o economista sênior do Inter, André Valério, sem o impacto do setor agro, o indicador teria caído 0,4%.
Segundo o especialista, os dados reforçam o sinal de perda de fôlego da economia: “Os números estão em linha com os resultados setoriais do IBGE, em que apenas o setor de serviços apresentou crescimento — ainda assim, com sinais de perda de dinamismo tanto pelo lado da demanda quanto da oferta”, afirmou.
Comentários