top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Quase 60% dos mineiros rejeitam privatização da Copasa, revela pesquisa

  • gazetadevarginhasi
  • hĆ” 1 hora
  • 1 min de leitura

fonte: itatiaia
fonte: itatiaia
Uma pesquisa encomendada pela Associação Mineira de Municípios (AMM) revelou que 57% dos mineiros desaprovam a privatização da Copasa. O levantamento, realizado pelo Instituto Opus entre 31 de outubro e 6 de novembro, abrangeu todas as regiões de Minas Gerais.
Segundo os dados, 31% dos entrevistados aprovam a venda da estatal, enquanto 13% não souberam responder. A pesquisa foi apresentada pelo presidente da AMM e prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão.
O projeto de lei que autoriza a privatização da Copasa (PL 4.380/2025) jÔ foi aprovado em primeiro turno e tramita na Comissão de Fiscalização Financeira e OrçamentÔria (FFO) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A AMM pretende apresentar emendas antes da votação em segundo turno e acionou o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) para analisar os impactos nos municípios.
A privatização da Copasa integra a pauta do governo Zema desde o primeiro mandato e ganhou impulso com o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que permite a federalização ou venda de ativos estatais para reduzir dívidas com a União. O programa prevê amortização em até 30 anos e abatimento de juros caso os recursos economizados sejam reinvestidos em Ôreas estratégicas como segurança pública, educação profissionalizante e infraestrutura.

Gazeta de Varginha

bottom of page