Quedas de árvores causam danos após chuvas em Elói Mendes; energia elétrica foi interrompida
16 de dez. de 2024
2 min de leitura
Reprodução
Uma chuva intensa acompanhada de ventos fortes causou a queda de um pinheiro na área central de Elói Mendes, na tarde de sábado (14). A árvore derrubou fios de eletricidade, o que levou à interrupção temporária do fornecimento de energia elétrica por precaução. Aproximadamente duas mil casas ficaram sem luz. Segundo Maicon Rodrigo Souza Novaes, coordenador da Defesa Civil, a prefeitura e a Defesa Civil enviaram uma máquina, um caminhão e uma equipe da Cemig para retirar a árvore do local.
A Defesa Civil informou que o fornecimento de energia foi interrompido para evitar riscos, uma vez que os fios caíram no chão. No entanto, não foi necessário suspender o abastecimento de água. Além disso, uma árvore atingiu o telhado da casa de máquinas da estação de tratamento de água, danificando a estrutura.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a chuva durou cerca de três horas, com intensidade variando entre 30 e 60 mm/h, e ventos de 60 a 100 km/h em Elói Mendes.
Em Alfenas (MG), a chuva também causou quedas de árvores e outros danos no mesmo dia (14). Um veículo foi atingido por uma árvore caída na rodovia Walter Miguel, que liga Alfenas a Serrania, por volta das 14h. O Corpo de Bombeiros removeu uma árvore com risco de queda, mas outras árvores também caíram na rodovia. Uma delas atingiu um veículo, causando danos significativos.
Os bombeiros cortaram a árvore que bloqueava a pista e ajudaram a liberar o trânsito. A Polícia Militar também prestou apoio na segurança e na liberação da via.
Em Careaçu (MG), o vendaval e a forte chuva derrubaram telhas e tijolos sobre dois veículos na manhã de sábado (14), na Rua José Joaquim Gouvêia, no centro da cidade. Além disso, houve alagamentos nos bairros Itagaçaba e Cooperativa, e a estrutura metálica de um galpão foi danificada. O coordenador da Defesa Civil local, Lucas Jorge, informou que o temporal durou cerca de 15 minutos. A Defesa Civil estadual e a 17ª Regional haviam emitido alertas sobre chuvas fortes com risco de granizo, ventos fortes, quedas de árvores, alagamentos e interrupções no fornecimento de energia.
Por fim, em Lambari (MG), a forte chuva que caiu na tarde de sábado (14) causou alagamentos em várias ruas e bairros, especialmente no centro da cidade. Um carro atolou no barro no lago Guanabara, formado por lama de um loteamento em construção. O Corpo de Bombeiros foi até o local para retirar o veículo, mas não houve feridos. Não foram registrados outros casos de vítimas nos alagamentos.
Comentários