top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Regiões de BH entram em alerta para risco de desabamentos após chuvas intensas

  • gazetadevarginhasi
  • 20 de jan.
  • 2 min de leitura

fonte: o tempo
fonte: o tempo
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu, nesta terça-feira (20/1), um alerta de risco geológico em razão do alto volume de chuvas registrado nas primeiras horas do dia. O aviso é considerado forte para a regional Noroeste e moderado para a região Oeste da capital. O alerta segue válido até a próxima segunda-feira (26/1).
Segundo o órgão, a previsão indica a possibilidade de até 50 milímetros de chuva ao longo do dia. Além disso, BH permanece sob alerta de altos acumulados até sexta-feira (23/1), com volumes que podem chegar a 300 milímetros — cerca de 90% da média esperada para todo o mês de janeiro, que é de 330,9 mm.
O cenário é provocado pela atuação de um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema meteorológico responsável por chuvas persistentes e volumosas no Sudeste do país. Diante da saturação do solo, a Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção para sinais de instabilidade em construções e encostas.
Em caso de indícios de deslizamentos ou desabamentos, a recomendação é sair imediatamente do imóvel e acionar a Defesa Civil pelo telefone 199. Situações de emergência devem ser comunicadas ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Sinais de riscoEntre os principais sinais de que deslizamentos podem ocorrer estão trincas nas paredes, rachaduras no solo, água empoçada no quintal, portas e janelas emperrando, água minando da base de barrancos, muros estufados, inclinação de postes ou árvores e estalos em estruturas.
Orientações preventivasA Defesa Civil recomenda evitar cortes altos e inclinados em barrancos, instalar calhas nos telhados, corrigir vazamentos em caixas-d’água, não descartar lixo ou entulho em encostas, não despejar esgoto nos barrancos e evitar queimadas.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page