Relatórios contratados pela Copasa revelam estratégias para campanha de privatização
gazetadevarginhasi
há 11 horas
1 min de leitura
fonte: itatiaia
Relatórios contratados pela Copasa para embasar o processo de privatização voltaram ao centro dos debates na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Os documentos, elaborados pela consultoria internacional Ernst & Young, incluem um guia de relacionamento institucional e um plano de comunicação voltado a viabilizar mudanças estruturais na companhia de saneamento.
A empresa inglesa foi contratada em maio deste ano por R$ 5,5 milhões, conforme dados do Portal da Transparência. O contrato, firmado por 12 meses, prevê análises sobre o cenário de universalização do saneamento no estado e projeções para o futuro da Copasa diante do avanço dos projetos de desestatização enviados pelo governador Romeu Zema (Novo).
Segundo a oposição, os relatórios indicariam um mapeamento de atores e estratégias capaz de favorecer lobby pela privatização. As discussões ganharam força durante as votações sobre o fim da obrigatoriedade de um referendo popular para autorizar a venda da estatal.
A Itatiaia teve acesso aos documentos elaborados pelo escritório londrino, que vêm sendo utilizados como referência nas discussões políticas sobre o destino da companhia.
Comentários