top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Robôs do CEFET Varginha brilham na OBR 2025 com ouro duplo e reconhecimento nacional

  • gazetadevarginhasi
  • 2 de set.
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
O CEFET-MG, campus Varginha, foi destaque na etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2025, realizada no dia 23 de agosto, em Montes Claros. A competição reuniu 87 equipes classificadas após as seletivas regionais de Almenara, Belo Horizonte, Varginha, Uberlândia e Montes Claros.
Na modalidade prática de resgate, a equipe AIROM conquistou o 1º lugar. O desafio consiste em conduzir robôs por arenas que simulam ambientes de desastre, identificando e resgatando vítimas representadas por objetos enquanto enfrentam obstáculos. O time campeão é formado pelos alunos Mateus de Oliveira e Rui Gomes, do curso técnico em Mecatrônica, e Álefe Silva, do curso Técnico em Edificações.
Outro destaque foi na categoria artística, em que a equipe CEFESteam também garantiu o topo do pódio. Nessa prova, os robôs devem realizar apresentações culturais que envolvem música, dança, teatro ou outras expressões artísticas. O robô desenvolvido pelo grupo interagiu com humanos em uma peça teatral. A equipe é composta pelas alunas Hellena Maia, Lívia Pires e Lavínia Silva, todas do curso técnico em Mecatrônica.
O desempenho do campus rendeu ainda dois reconhecimentos especiais: o prêmio de Melhor Escola Pública, conquistado pela equipe LASE Robotics One, formada por César Gabriel Mendes, Francisco Pacheco e Luiz Felipe Miranda; e o prêmio de Inovação, com a equipe LASE Robotics Two, composta por Gabriel Pereira, Julian Carvalho, Júlio Rodrigues e Letícia Cerutti.
Com os resultados, as equipes AIROM e CEFESteam avançam para a etapa nacional da OBR, representando Varginha e Minas Gerais.
Segundo o professor Paulo Henrique Pereira, orientador ao lado de José Eduardo Gomes, as conquistas reforçam a qualidade do curso técnico em Mecatrônica oferecido no campus. Já as equipes da LASE Robotics tiveram orientação do professor Juliano Miranda, também do Departamento de Mecatrônica.
A Olimpíada Brasileira de Robótica é considerada uma das maiores competições de robótica educacional do país e tem como objetivo despertar nos estudantes o interesse pela ciência, tecnologia e inovação.

Comentários


Gazeta de Varginha

bottom of page