top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Rússia realiza maior ataque com drones desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022

  • gazetadevarginhasi
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura
A Rússia lançou neste domingo (18 de maio) o maior ataque com drones contra a Ucrânia desde o início do conflito em 2022. De acordo com a Força Aérea Ucraniana, foram lançados 273 drones, dos quais 88 foram derrubados pelos sistemas de defesa aérea do país.
O bombardeio atingiu especialmente a região central de Kiev, deixando uma mulher de 28 anos morta e três pessoas feridas, incluindo uma criança de quatro anos, segundo o governador da capital ucraniana, Mykola Kalashnik.
O chefe do Parlamento da Ucrânia, Ruslan Stefanchuk, criticou duramente o ataque, classificando-o como uma afronta às tentativas de paz.
“O alarme de ataque aéreo durou quase nove horas. É assim que se manifesta o ‘sincero desejo de paz’ de Putin”, escreveu em redes sociais.
Segundo o serviço de inteligência ucraniano, havia indícios de que Moscou pretendia ainda lançar um míssil balístico intercontinental no mesmo dia, com fins de intimidação. Até o momento, autoridades russas não comentaram as acusações.
O ataque ocorreu dois dias após um encontro entre autoridades russas e ucranianas em Istambul, o primeiro em mais de três anos. Apesar da troca de prisioneiros acordada, nenhum avanço diplomático substancial foi registrado. Para Andriy Yermak, assessor direto do presidente Volodymyr Zelensky, a Rússia usa negociações como pretexto para seguir com a ofensiva militar.
O bombardeio massivo também antecede a esperada conversa entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder russo, Vladimir Putin, marcada para esta segunda-feira (19), em uma tentativa de discutir um possível cessar-fogo.
No mesmo dia, Zelensky esteve no Vaticano, onde participou da missa de posse do novo Papa Leão XIV e se reuniu com o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, em Roma. Até o momento, nenhum dos líderes envolvidos comentou publicamente sobre o ataque.

Comments


Gazeta de Varginha

bottom of page