Saúde anuncia parceria com setor privado para acelerar diagnósticos e tratamentos no SUS
gazetadevarginhasi
29 de abr.
2 min de leitura
Reprodução
Saúde fará parcerias com rede privada para agilizar atendimento especializado no SUS
O Ministério da Saúde vai firmar parcerias com a rede privada para garantir que pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) tenham acesso mais rápido a atendimentos especializados, especialmente nos casos de diagnóstico e tratamento de câncer. O anúncio foi feito nesta terça-feira (29) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
De acordo com Padilha, a prioridade do governo é reduzir o tempo de espera para consultas, exames e procedimentos especializados, cumprindo os prazos legais: até 30 dias para diagnóstico de câncer e até 60 dias para início do tratamento. “Só será possível garantir esse tempo adequado se ampliarmos as parcerias com o setor privado”, afirmou o ministro.
Segundo ele, muitos serviços privados de saúde operam com capacidade ociosa que pode ser usada em benefício dos usuários do SUS. Nesta quarta-feira (30), o Ministério da Saúde deve divulgar um estudo em parceria com a Faculdade de Medicina da USP que mostra a concentração de médicos especialistas na rede privada.
“O presidente Lula tem como obsessão garantir o atendimento médico especializado no tempo certo. Essa fila é resultado do represamento da pandemia e da desorganização da rede nos governos anteriores”, disse Padilha.
Com autorização do presidente, os ministérios da Saúde e da Casa Civil vão coordenar articulações com outras pastas e com o setor privado para ampliar a oferta de serviços de média e alta complexidade.
Padilha também destacou que o governo está acelerando iniciativas já em andamento, como a entrega de novos equipamentos de radioterapia em unidades de saúde pelo país. Além disso, está em tratativas com o Hospital A.C.Camargo, referência em oncologia em São Paulo, para colaborar no diagnóstico de câncer em pacientes do SUS.
No ano passado, o Ministério da Saúde lançou o Programa Mais Acesso a Especialistas. A proposta inclui o fortalecimento do SUS Digital, com ampliação dos atendimentos remotos e maior integração das informações de saúde, com foco em acelerar o acesso a cirurgias, exames e tratamentos especializados.
Comentarios