top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

SEE-MG prorroga inscrições para seleção de temporários na rede estadual até 5 de novembro

  • gazetadevarginhasi
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Divulgação
Divulgação
Novo prazo vai até 5 de novembro; oportunidades abrangem funções do magistério, técnico e administrativo, além da educação profissional e tecnológica

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) prorrogou o prazo de inscrições dos Editais nº 09/2025 e nº 10/2025, que visam à formação de cadastro de reserva de profissionais para atuação temporária nas escolas da rede estadual.Agora, os interessados têm até às 17h do dia 5 de novembro para se inscrever, exclusivamente pelo Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe).

Os processos contemplam funções essenciais ao funcionamento das unidades escolares, abrangendo cargos do magistério, técnico e administrativo, além de oportunidades voltadas à educação profissional e tecnológica.A formação do cadastro de reserva terá validade até 31 de dezembro de 2026.

Oportunidades na educação profissional
Entre as funções disponíveis estão as de professor da educação básica com possibilidade de atuação na educação profissional e tecnológica, incluindo vagas em escolas estaduais que ofertam cursos técnicos e formações integradas.

Para participar, é necessário possuir formação específica ou correlata aos componentes curriculares desejados. A relação completa de cursos superiores específicos e correlatos, por eixo tecnológico da educação profissional, está disponível no Anexo I do Edital nº 10/2025.

Diversidade de funções e abrangência estadual
O processo seletivo também abrange funções do quadro do magistério, como:
  • Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE);
  • Especialista em Educação Básica (EEB);
  • Professor de Educação Básica (PEB).

Já o Edital nº 09/2025 contempla cargos do quadro técnico e administrativo, como:
  • Analista de Educação Básica (AEB) – nas especialidades de psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e terapia ocupacional;
  • Analista Educacional (ANE) – função de nutricionista;
  • Assistente Técnico de Educação Básica (ATB);
  • Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB).

Cada candidato pode realizar até seis inscrições, escolhendo diferentes funções e Superintendências Regionais de Ensino (SREs), o que amplia as chances de contratação em diferentes regiões do estado.

Seleção e critérios de classificação
O processo seletivo será realizado por meio do Sistema de Administração e Gestão de Pessoal Temporário (Siagepe) e destina-se exclusivamente à formação de cadastro de reserva.A classificação será baseada em critérios como tempo de serviço e formação acadêmica.

As contratações ocorrerão conforme a necessidade de cada unidade escolar, podendo ser feitas de forma online ou presencial.

Autorização para Lecionar (ATL)
Profissionais não habilitados que desejam atuar como professores na rede estadual podem solicitar a Autorização para Lecionar (ATL), documento gratuito e emitido de forma precária pelo Sistema de Autorização (SIAUT), acessível com login Gov.br.

A emissão é feita pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) após análise da documentação.A apresentação da ATL é obrigatória no ato da contratação.

Gazeta de Varginha

bottom of page