top of page
1e9c13_a8a182fe303c43e98ca5270110ea0ff0_mv2.gif

Tecnologia do CSI ajuda PM de São José a prender suspeitos de roubo em Minas Gerais

  • gazetadevarginhasi
  • há 3 minutos
  • 2 min de leitura

Reprodução
Reprodução
Tecnologia de ponta, integração de sistemas, trabalho conjunto entre forças de segurança, além de agilidade e eficiência, transformaram São José dos Campos em uma referência nacional em segurança pública de qualidade. Esse avanço já ultrapassa as fronteiras do município e tem contribuído para solucionar crimes em outros estados brasileiros.
Um exemplo recente dessa sinergia ocorreu nesta terça-feira (9), quando cinco homens foram detidos por policiais militares de São José. Eles são suspeitos de roubar um estabelecimento comercial em Itajubá, no Sul de Minas Gerais.
Após o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) do CP1-1 (Comando de Policiamento do Interior) informar que o veículo usado no crime poderia retornar para Caçapava, as equipes do CSI (Centro de Segurança e Inteligência) analisaram as movimentações anteriores do automóvel. O carro havia sido cadastrado no sistema de monitoramento em tempo real, que funciona 24 horas por dia com apoio de câmeras inteligentes espalhadas por toda a cidade.

Câmeras inteligentes
Quando as câmeras do CSI identificaram o veículo circulando por São José, a Polícia Militar foi acionada de imediato, dando início a um cerco na região leste. A equipe da Força Tática localizou o automóvel, ocupado pelos cinco suspeitos, que foram presos. Na abordagem, foram apreendidos o veículo, um revólver calibre 38 com seis munições intactas, quatro celulares e mais de R$ 3.200 em dinheiro.
Os detidos foram levados à CPJ (Central de Polícia Judiciária), conhecida como Central de Flagrantes, onde permaneceram à disposição das autoridades. Eles responderão por roubo, cuja pena varia de 4 a 10 anos de reclusão e multa, e por porte ilegal de arma, que prevê de 2 a 4 anos de prisão.
O dinheiro e os celulares recuperados serão devolvidos às vítimas.

São José Unida
A prisão dos suspeitos do roubo em Minas Gerais reforça a relevância do programa São José Unida, criado pela Prefeitura em 2017 para integrar as forças de segurança com foco na prevenção da violência e redução da criminalidade.
O resultado rápido e eficiente da operação é fruto da atuação conjunta entre o CSI — centro tecnológico do programa — e a Polícia Militar, uma das instituições que compõem essa rede integrada.
Além delas, participam do São José Unida a Guarda Civil Municipal, Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana, Defesa Civil, agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Federal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Detran-SP.
A força-tarefa tem garantido quedas constantes e progressivas nos principais indicadores criminais da cidade.
Fonte: Prefeitura Sâo José dos Campos

Gazeta de Varginha

bottom of page